Honestidade, o que é?

Em síntese eu diria que honestidade é sinônimo de sofrimento. Ser honesto, portanto, é ser sofredor.
A minha preocupação maior, na apreciação deste tema, não foi relacionar todos os sinônimos da palavra honestidade, conforme consignados no dicionário. Preocupei-me, sim, em demonstrar, por meio da minha própria experiência, o significado desta palavra.
È certo que não deixarei de afirmar que a palavra honestidade está relacionada com integridade e justiça e, partindo destes conceitos, tentarei estabelecer a base da minha dissertação.
Há muito que este assunto me vem preocupando, chegando à conclusão definitiva de que precisava falar sobre ele.
Na lufa-lufa em que vivemos, sobretudo nos grandes centros urbanos, presencia-se uma tendência muito acentuada nas pessoas para cederem ao impulso negativo das suas ambições.
Raramente encontramos pessoas fiéis nos seus atos e atitudes. A desconfiança se faz sentir nos semblantes dos transeuntes quando, na suas luta diuturna, cruzam as praças e avenidas das nossas cidades. As massas se agitam na busca de uma solução para o grande problema.
Falar sobre este tema é uma tarefa sobremodo árdua. Somente quem sofre, tem um ideal superior e compromisso com a verdade, somente este pode levar a cabo uma empresa desta natureza.
Falar sobre este assunto equivale a ser testado, observado, fiscalizado e até mesmo perseguido.
Uma das razões que me despertaram para salientar este assunto foi o entendimento ou convicção da existência de inúmeros sofredores solitários, verdadeiros heróis que, não obstante a predominância da injustiça que campeia por toda parte, resolveram se manter firmes no seu ideal, obedecendo aos reclamos da sua consciência. Isto é sofrer. Caminhar solitariamente por entre tão grande tempestade é amargo, mas é, também, felicidade.
Ser honesto é, em muitos casos, ser desprezado e também maltratado.
Repito que ser honesto é ter um grande compromisso com a verdade, obedecendo aos ditames da consciência, e isto é sofrer. É um sofrimento cujos resultados são benéficos.
Ser honesto é ter a coragem de iniciar uma nova vida, abdicar de padrões de vida não condizentes com a verdade, e isto é sofrer.
Vamos engrossar as fileiras dos benfeitores. Sei que isto, em muitos casos, torna-se "vergonhoso", "arcaico", "fora-de-moda"; contudo, ultrapassar tudo isto constitui um sofrimento e por isso afirmo que ser honesto é ser sofredor.
Quem se propuser a tal coisa, certamente não será bem aplaudido, mas, coragem, a vitória será inevitável.
Um dia as coisas hão de se inverter, não sabemos quando.
Urge, portanto, que não desanimemos nesta tarefa e que a luta seja permanente. Não nos preocupemos com resultado imediatos; cedo ou tarde eles surgirão.
O que importa é que tenhamos uma atitude firme e permanente; e a manutenção de uma atitude honesta e sincera em meio à turbamulta dos inimigos do bem e da verdade, constitui sofrimento.
Desse modo, posso afirmar que esta é uma filosofia para os que pensam e sofrem.
Em muitos casos ser honesto é perder para que outros ganhem; e quando perdemos para que outros ganhem, também estamos ganhando.
Ser honesto é permitir que outros tenham, também, as oportunidades que tivemos, e isto é sofrer, porque normalmente requer-se coragem e bravura para vencer o egoísmo que, em regra, nos domina.
Ser honesto é ser capaz de suportar ingratidões, pois, muitas vezes estas decorrem dos nossos comportamentos desajustados; e reconhecer esta verdade constitui sofrimento, porque traz sobre nós uma espécie de disciplina.
Ser honesto é rejeitar certas oportunidades que nos são oferecidas quando estas, finalmente, redundarem em prejuízo alheio.
Ser honesto é ter a coragem de não se exaltar. É não dizer sobre si mesmo mais do que o real, e isto também é sofrimento, uma vez que o egoísmo nos impede a extrapolar.
Sejamos corajosos no combate às tendências negativas. Elas são muito atuantes em nossa natureza, mas podem ser vencidas.
Para a conservação da honestidade, precisamos manter uma constante vigilância sobre nós mesmos, a fim de que não sejamos traídos pelas nossas emoções.
Quem se propõe falar sobre honestidade, não pode prescindir de um exercício permanente da prática de atos puros..
Corrijamos nossos atos desleais quando estes, por circunstâncias tais, não puderem ser observados por outros.
Caso não haja essa autocrítica, certamente seremos cobrados mais tarde.
A honestidade desaparece quando temos a oportunidade para a conquista de liberdade e privamos a outros da liberdade de conquista.
Ser honesto é ser confidente; é não difundir em praça pública e nem mesmo ao nosso vizinho os segredos que nos foram confiados.

Direitos Autorais Reservados
Autor: Idalino Rodrigues de Freitas
Formado em Direito pela U.G.F - RJ

2 comentários:

  1. Realmente estas mensagens escritas pelo Pastor Idalino Rodrigues bde Freitas falam muito aos corações. Conheço o Pr.Idalino há mais de 20 anos e sei da sua capacidade intelectual, é um grande escritor e pregador da Palavra de Deus, de onde ele é inspirado para escrever suas mensagens.Parabéns Joás por ter postados estas mensagens de seu tio.
    Abraços.
    Arlete Mattos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto. As pessoas deveriam, ao meu ver, tratar honestidade como uma forma de respeito ao proximo.

    ResponderExcluir

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar