Mensagem aos Professores


Em tempos idos, um grande ideal dominou o vosso ser. Isto ocorreu quando dos vossos primeiros contatos com a escola, como alunos. Palmilhando sempre a mesma estrada, dia após dia, o cansaço, às vezes, vos dominava.
Diante das incertezas, uma coisa vos fazia prosseguir: a convicção de que um dia seríeis professores.

E, quantos embates, resultantes de circunstâncias negativas; quanto desânimo, oriundo das grandes pelejas, essa competição interminável em prol da sobrevivência.

Tudo isso foi suplantado por um grande ideal que, em estado latente, falava ao vosso coração.

Hoje, alguns anos depois - ou alguns decênios - ? vós professores ainda continuais vislumbrando auroras. Para vós, tudo se inicia. Estão sempre nascendo em vossas mentes novos conceitos, e novos horizontes estais a descortinar.

Saúdo-vos, amigos professores, por vossa árdua tarefa, eminentemente sacerdotal. Não tenho dúvidas de que aqueles que prosseguem nessa caminhada, obscurecendo injustiças, ingratidões e, muitas vezes, desprezo, estão, na verdade, cumprindo um verdadeiro sacerdócio.

Dirijo-me aos professores vocacionados, àqueles que tem um visão ampla da realidade, aos que venceram e quiseram partilhar a sua vitória, transmitindo os seu conhecimentos.

Firmeza, amigos professores. A vitória vos está garantida. Falo com plena convicção, pois a minha vitória dependeu da vossa dedicação. Agradeçamos juntos, a Deus.

Acompanho a vossa luta interior, quando está na vossa dependência a reprovação de um aluno. Reconheço que ficais tristes ao terdes que tomar tal decisão. Contudo, a justiça deve prevalecer, e todo sacerdócio carrega consigo uma espada de dois gumes, representando a justiça e o amor. A justiça e o amor, entretanto, neste contexto, são uma e a mesma realidade, contemplada de dois ângulos diferentes.

Continuai a vossa luta. A transposição das barreiras dependerá da vossa perseverança. Falo com seriedade: lutai e combatei, com firmeza, e nada se vos apresentará demasiado difícil.

Vós, professores, sois muito honrados. Todas as classes superiores vos são devedoras, dependeram do vosso ensino.

Bem que podíeis vos orgulhar, mas é exatamente o que não fazeis, porque reconheceis que os dotes que tendes, constituem dom de Deus.

Saúdo-vos, num amplexo de amor, lamentando não poder estar sempre ao vosso lado, como aluno que sou.

Direitos Autorais Reservados
Autor: Idalino Rodrigues de Freitas
Formado em Direito pela U.G.F - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar